quinta-feira, 28 de abril de 2011

Diagnóstico do Trabalho de RAD

Diagnóstico Ambiental:  PARTE II  CONTINUAÇÃO

O município de São Miguel Arcanjo tem uma UCs ( Unidade de Conservação): Parque Estadual Carlos Botelho, que fica a 22 km da cidade.

CARLOS BOTELHO:
Com uma área de 37.644 ha, abrange os municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Tapiraí e Sete Barras.

    Devido à sua importância (ambiental, histórica e cultural), a Região Sudeste da Mat
a Atlântica, onde está inserido o Parque, recebeu da UNESCO, em 1998, o título de “Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade”.

    Nesse Parque, que abriga os remanescentes de Floresta Tropical mais bem preservadas do Brasil, são desenvolvidas atividades voltadas para a Pesquisa Científica, Educação Ambiental, Ecoturismo e Fiscalização.

     Em seu interior, encontram-se belíssimos rios e cachoeiras, além de animais seriamente ameaçados de extinção, tais como, o mono-carvoeiro – maior primata das Américas – (Brachyteles arachnoides), a jacutinga (Pipile jacutinga), a onça-pintada (Phantera onca), alem de espécies vegetais, como o palmito-juçara (Euterpe edulis) entre outras.

    Sua sede situa-se em região de fácil acesso, acerca de 200 km da capital, no município de São Miguel Arcanjo-SP

    Em seu entorno abriga diversas propriedades particulares de preservação como o Parque do Zizo, Parque Taquaral, Parque da Onça Parda, Ecovila Murucututu, todas com foco no desenvolvimento sustentável a partir do Ecoturismo e Educação Ambiental, entre outras atividades.

    O Parque Estadual "Carlos Botelho" é uma das áreas de Mata Atlântica mais bem preservadas do Brasil, abriga e protege inúmeras espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. Nele são desenvolvidas diversas atividades ligadas aos programas de Educação Ambiental, Visitação Pública, Pesquisa Científica, Fiscalização e Interação Sócio-Ambiental.


FOTOS:







Nenhum comentário:

Postar um comentário