quinta-feira, 28 de abril de 2011

Diagnóstico do Trabalho de RAD

Diagnóstico Ambiental:  PARTE III

4) Meio Físico:

a) Bacia Hidrográfica: a área de trabalho está localizada na Bacia do Alto Paranapanema, onde possue uma área de drenagem de 22.550 km², cujos principais cursos d'água são o Rio Paranapanema, Rio Apiaí-Guaçú, Rio Taquari, Rio Itapetininga, Rio Verde, Rio Capivari, Rio Itararé e Ribeirão das Almas. No território da Bacia encontram-se os reservatórios Boa Vista, Jurumirim, Piraju e Chavantes.




b) Geologia: a litologia da região, baseada na do PCB, é formada basicamente pelos filitos e quartzitos do grupo Açungui e por rochas graníticas intrusívas; com presença ainda de diques de diabásicos, os quais sustentam as elevações menores da região.
Geomorfologia: no aspesto morfológico temos presença de relevo ondulado, topos arredondados, vertentes convexas e retilíneas, alta densidade de drenagem com padrão retangular e planícies aluviais restritas.São Miguel Arcanjo está entre o rebordo do Planalto de Guapiara e o setor de escarpas da Serra de Paranapiacaba.
Solo: Latossolo vermelho-amarelo, são solos argilosos relativamente profundos, baixa saturação de base  (inferior a 11%), ácidos, estrutura granular pequena, porosa e pouco coesa. Coloração variando de bruno ao amarelo;ocorre nas altitudes superiores a 600m (São Miguel Arcanjo tem 660m) , declividade superior a  12%, caracterizado pelos morros paralelos e rebordo do planalto.

c) Caracteristícas do Recurso Hídrico: a área para recuperação fica em torno do Ribeirão São Miguel, onde na margem direito fica um morro com declividade maior de 45ºC.

d)Caracterização Climática: segundo a classificação de Koppen do Estado de São Paulo o município tem classificação Cwa, que é caracterizado como clima tropical de altitude, ocorrendo chuvas no verão e seca no inverno.




Latitude: 23g 31m      Longitude: 47g 35m      Altitude:  660 metros
Com temperatura média anual de 20ºC, sendo a média minima de 14ºC e a média máxima de 26ºC. A média da quantidade de chuva é de 1396mm.



Classificação Climática de Koeppen: Cwa
MÊS
TEMPERATURA DO AR (C)
CHUVA (mm)
mínima média
máxima média
média
JAN
18.0
29.2
23.6
223.9
FEV
18.2
29.3
23.8
187.8
MAR
17.4
28.8
23.1
154.3
ABR
14.6
26.6
20.6
73.4
MAI
11.9
24.5
18.2
74.9
JUN
10.3
23.3
16.8
67.5
JUL
9.7
23.4
16.5
55.7
AGO
10.9
25.2
18.0
48.7
SET
12.8
26.0
19.4
90.1
OUT
14.5
26.9
20.7
133.3
NOV
15.6
27.9
21.8
115.2
DEZ
17.2
28.1
22.6
170.9
Ano
14.3
26.6
20.4
1395.7
Min
9.7
23.3
16.5
48.7
Max
18.2
29.3
23.8
223.9



 
5) Potencialidade e Vulnerabilidade:
     - Área sujeita a inundação com consequente alagamento;
     - Assoreamento do  rio causada por sedimentos urbanos e montate por erosão;
    - Margem direita com erosão de ravinamento;
    - Margens com erosão fluvial e laminar;
    - Supressão da vegetação ciliar;
    - Supressão da fauna;
   - Perda de qualidade e quantidade de água do rio;
  - Área com potencial de fragmento da Mata Atlântica.




















































Diagnóstico do Trabalho de RAD

Diagnóstico Ambiental:  PARTE II  CONTINUAÇÃO

O município de São Miguel Arcanjo tem uma UCs ( Unidade de Conservação): Parque Estadual Carlos Botelho, que fica a 22 km da cidade.

CARLOS BOTELHO:
Com uma área de 37.644 ha, abrange os municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Tapiraí e Sete Barras.

    Devido à sua importância (ambiental, histórica e cultural), a Região Sudeste da Mat
a Atlântica, onde está inserido o Parque, recebeu da UNESCO, em 1998, o título de “Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade”.

    Nesse Parque, que abriga os remanescentes de Floresta Tropical mais bem preservadas do Brasil, são desenvolvidas atividades voltadas para a Pesquisa Científica, Educação Ambiental, Ecoturismo e Fiscalização.

     Em seu interior, encontram-se belíssimos rios e cachoeiras, além de animais seriamente ameaçados de extinção, tais como, o mono-carvoeiro – maior primata das Américas – (Brachyteles arachnoides), a jacutinga (Pipile jacutinga), a onça-pintada (Phantera onca), alem de espécies vegetais, como o palmito-juçara (Euterpe edulis) entre outras.

    Sua sede situa-se em região de fácil acesso, acerca de 200 km da capital, no município de São Miguel Arcanjo-SP

    Em seu entorno abriga diversas propriedades particulares de preservação como o Parque do Zizo, Parque Taquaral, Parque da Onça Parda, Ecovila Murucututu, todas com foco no desenvolvimento sustentável a partir do Ecoturismo e Educação Ambiental, entre outras atividades.

    O Parque Estadual "Carlos Botelho" é uma das áreas de Mata Atlântica mais bem preservadas do Brasil, abriga e protege inúmeras espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. Nele são desenvolvidas diversas atividades ligadas aos programas de Educação Ambiental, Visitação Pública, Pesquisa Científica, Fiscalização e Interação Sócio-Ambiental.


FOTOS:







Diagnóstico do Trabalho de RAD

Diagnóstico Ambiental:    PARTE II

3) Meio Biótico:

A área está sobre o Domínio da Mata Atlântica, caracterizada por Floresta Ombrófila Densa, que equivale à Floresta Pluvial Tropical. A classificação é dada segundo o art.3º do Decreto 750/93 e com base no Mapa de Vegetação do Brasil, IBGE.



 A Mata Atlântica é um bioma que, além do contingente de plantas, abriga uma diversificada fauna caracterizada pelo número de espécies raras, endêmicas e em muitos casos ameaçadas de extinção. Estima-se que exista cerca de 261 espécie de mamíferos ( 73 endêmicos), 620 espécies de pássaros (160 endêmicas), 260 espécies de anfíbios (128 endêmicos); além de aproximadamente 2000 espécies de palntas vasculares, onde mais da metade são restritas; e 2/3 dos primatas são endêmicos. Por tanto a Mata Atlântica tem importância de alto nível.

Diagnóstico do Trabalho de RAD

Diagnóstico ambiental:     PARTE I

1) Legislação:

O presente diagnóstico é baseado em leis específicas para Recuperação de Área Degradada e formação obrigatória de APP (Área de Preservação Permanente).
   - Código Florestal Brasileiro
   - Resolução SMA 8 de, de 31-1-2008
As quais orientam o tamanho de área de APP, a  forma como tem que ser feita e as espécies a serem utilizadas (segundo lista de espécies em anexo da SMA 8).

http://www.ambiente.sp.gov.br/legislacao/estadual/resolucoes/2008_res_est_sma_08.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4771.htm
Observação: O Novo Código Florestal está em votação, por tanto aguardamos  as alterações para podermos tomar as decisões condizentes para recuperação da área.

2)Meio sócio-econômico do munícipio onde se encontra a área em questão:

                                                        São Miguel Arcanjo: localização

Ficheiro:SaoPaulo Municip SaoMiguelArcanjo.svg


HISTÓRIA
O município recebeu o nome em virtude de uma capela construída em suas terras para homenagear São Miguel Arcanjo. Podemos destacar como fundadores de São Miguel Arcanjo o Tte.Urias Emygdio Nogueira de Barros, conhecido como Tte. Urias que aqui mudou-se com seus familiares, em busca de ouro e, suas duas filhas: Dona Maximina Nogueira Terra quem mandou construir a capela e Dona Tereza Augusta Nogueira , quem doou o terreno para a construção. São Miguel Arcanjo é considerado a capital mundial das uvas finas (2006); Massuto Fujiwara foi o pioneiro na plantação de uvas neste município, e hoje em dia a Festa da Uva é comemorada no Recinto de Exposição que leva o nome do pioneiro, durante a safra da uva nos meses de fevereiro e março. A festa do padroeiro da cidade acontece no dia 29 de setembro, data em que a Igreja Católica celebra o dia do Arcanjo Miguel. No dia do Padroeiro devotos de vários estados fazem suas visitas e muitos em agradecimento pelas graças recebidas.

GEOGRAFIA
Localiza-se a uma latitude 23º52'42" sul e a uma longitude 47º59'50" oeste, estando a uma altitude de 659 metros. Sua população estimada em 2004 era de 33.577 habitantes.
Neste município localiza-se a sede do Parque Estadual Carlos Botelho, um dos remanescentes de maior importância em termos de biodiversidade do Brasil. Destaca-se neste Parque Estadual a ocorrência do maior primata das Américas, o muriqui-do-sul, também conhecido como mono-carvoeiro, que é sujeito de estudo do mais longo projeto de pesquisa com a espécie primata no Brasil, através da Associação Pró-Muriqui. Muriquis tem projetado São Miguel Arcanjo internacionalmente através desta associação de pesquisa. É um dos três únicos locais onde foi encontrada uma espécie de árvore da Mata Atlântica restrita ao estado de São Paulo e descrita em 1981, aBuchenavia igaratensis.

RODOVIAS

TURISMO
Atrativos naturais
Parque da Onça Parda
Murucututu ( área preservada particular )
Lagoa do guapé - área de lazer e prática de pesca.

Atrativos culturais
Carnaval de Rua
Festa da Uva Itália
Festa do Vinho
Festa do Padroeiro
Festival do Bolinho de Frango
Festival Lollo Terra de MPB
Festa das Nações
Festa do Folclore
Festival do Japão de São Miguel Arcanjo
Romaria dos Romeiros para Iguape
Romaria dos Cavaleiros nos Bairros, destino: município de Iguape tem como rota iniciada em São Miguel Arcanjo, passando por Sete Barras, Registro, Pariquera-Açu e Iguape


ECONOMIA:

Sua economia está voltada para o setor agrícola, com o predomínio do cultivo de uvas do tipo Itália e Rubi.
Uma variedade que cresce muito na cidade é a uva rústica de mesa, como a niagara,( tratando - se de uma uva com menos custo para a produção),visto que na reforma dos parreirais os produtores vem optando pelo plantio da mesma,também ganhando espaço em novas áreas, principalmente na divisa com Capão Bonito (SP). A uva niagara atualmente em São Miguel Arcanjo, é responsável por 40% da produção do Estado de São Paulo.
Também há outros, como o cultivo da batata, soja e feijão, etc




Diagnóstico Ambiental

Diagnóstico Ambiental: é a apresentação da descrição e análise dos fatores ambientais e de suas interações, caracterizando a situação ambiental da área. Ele deve respeitar os fatores ambientais = físicos, bióticos e socioeconomicos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Foto da área para trabalho de RAD.

Área para RAD, quando está com excesso de água causada pela chuva, gerando inundações.


Enchente

 
As enchentes são calamidades naturais ou não que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Pode ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas. São consideradas, entre as catástrofes naturais, as que mais danos causam à saúde da população e ao patrimônio, com elevada morbimortalidade, em decorrência do efeito direto das inundações e das doenças infecciosas secundárias aos transtornos nos sistemas de água e saneamento.
As enchentes, nos dias de hoje, são resultado de um longo processo de modificação e desestabilização da natureza por forças humanas, que acompanha o crescimento rápido e não planejado da maior parte das cidades.

Principais causas das enchentes:
Alto índice pluviométrico da região
Desmatamento
Assoreamento do leito dos rios
Retificação dos rios. Na natureza, os rios com considerável volume de água são curvilíneos, ou seja, caminham como uma serpente. Esse trajeto diminui de forma considerável a velocidade da água. Retificá-lo significa aumentar sua velocidade, o que agrava a situação nos pontos de estrangulamento (conversão de águas)
Alto grau de impermeabilização do solo pela malha asfáltica e de concreto
Ocupação desordenada e crescimento populacional de migrantes
Alto grau de pobreza da periferia da cidade, o que impossibilita as pessoas terem recursos para destinar o lixo, por exemplo
Falta de consciência e educação ambiental dos administradores e da população em geral
Omissão do Poder Público na gestão urbana e falta de saneamento básico adequado.
As enchentes, na maioria das vezes, ocorrem como conseqüência da ação humana.